Abdominoplastia

Qual é o tipo de anestesia? Quanto tempo ficarei internada?
Na maioria das vezes é feita a anestesia peridural com sedação, mas dependendo do caso, da avaliação do anestesista e se houver outra cirurgia associada pode-se optar pela anestesia geral também.
As cicatrizes são visíveis? E onde se localizam?
Em uma abdominoplastia clássica, a cicatriz quase sempre tem um comprimento considerável, por mais que fique escondida e clara, a cicatriz é longa, pois é necessário retirar grande excesso de pele.
O pós-operatório é doloroso?
A maioria das pacientes refere dor moderada, principlamente na 1ª semana de cirurgia. O que define a intensidade da dor é a extensão da lipoaspiração, quanto mais gordura é aspirada, maior a tendência ao edema, manchas roxas e dolorimento.
Como são os curativos?
Os curativos são trocados uma vez por dia. Na 1ª semana se usa uma pomada antibiótica, cobrindo com gazes. Após o 1º retorno, a pomada e as gazes são substituídos por uma fita microporada que é colada diretamente na cicatriz e é trocada somente uma vez por semana.
Com quanto tempo posso tomar sol?
Tomar Sol mesmo somente após 90 dias se não tiver mais manchas na pele. Mesmo após os 90 dias, usar protetor solar quando for tomar sol, repassando de hora em hora.
Quanto tempo terei que ficar de repouso?
O ideal é que fique em casa por 2 semanas, saindo somente para os retornos no consultório. Dentro de casa, deve se manter ativa, caminhando sempre.
Quais são as principais complicações?
As compliação mais comuns são o hematoma e o seromas recorrente.
Fica muito inchado após a cirurgia?
O edema intenso é comum, principalmente quando há muita lipoaspiração. Durante a 1ª semana abdome incha bastante ao ponto da paciente não conseguir usar a cinta modeladora às vezes, pois fica muito apertado. No 7º dia de pós-operatório, o peso pode ser maior que antes da cirurgia.
Quanto tempo dura o resultado obtido?
O processo de envelhecimento está em constante evolução, mas se a paciente se cuidar com exercícios físicos e principalemente não variar muito o peso, evitando o efeito sanfona, a cirurgia pode durar 20-25 anos.
Quando poderei retornar às atividades físicas?
Com 30 dias, podem ser feitas atividades leves como caminhadas. Após 60 dias, já pode fazer exercícios mais intensos, musculação, mas sempre de forma comedida e gradual, conforme seu corpo for reagindo bem.
Nessa cirurgia tem pontos? Precisam ser retirados?
Sim, tem alguns poucos pontos. São retirados entre 7 a 14 dias.
Vou ficar com a cintura fina?
A cintura depende bastante da estrutura óssea de cada paciente. Se quando mais jovem havia uma cintura bem definida, a tendência é que com a cirurgia a cintura melhore muito, ficando bem próximo do que era. Em pessoas que possuem formato do tronco mais quadrado, se consegue definir um pouco a cintura, mas dificilmente ficará muito fina.
Posso tomar banho quente?
O ideal é tomar banho com água morna ou fria. Água muito quente pode aumentar o sangramento, causando hematomas e edema.
As estrias irão sair?
Na abdominoplastia, removemos o excedente de pele que se encontra abaixo do umbigo. As estrias que estiverem nessa localização serão retiradas. As acima do umbigo ou mais nas regiões laterais e dorso permanecerão.
Se eu tiver filhos no futuro, poderei ficar com flacidez novamente?
Dificilmente o abdome volta completamente. Isso vai depender bastante da quantidade de peso que ganhar durante a gravidez.
O que é diástase abdominal?
A diástase abdominal é o afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo que geralmente acontece durante a gravidez, sendo uma das causas de flacidez abdominal e "estômago alto".