Toxina Botulínica

O efeito é imediato?


Não. Ela só começa agir com 48 a 72 horas após sua aplicação. Antes disso, não se observa quaisquer alterações. Após 5 a 7 dias, o efeito já é completo.




Tenho medo do aspecto artificial, de face congelada. Como posso evitar isso?


As técnicas usadas na Cirurgia Plástica obedecem algumas regras e preceitos, mas que são completamente moldáveis, adaptadas e individualizadas para cada paciente, respeitando as características e as necessidades de cada um. A aplicação de toxina botulínica não foge a essa regra e a determinação da quantidade a ser usada e dos pontos a serem tratados dependem de uma avaliação prévia rigorosa do paciente. Sabendo as áreas da musculatura mais forte e mais frágeis, podemos adequar a dose e produzir um resultado natural, apenas diminuindo a força muscular, mantendo algum movimento.




Se um lado ficar diferente do outro? Tenho que esperar 6 meses para passar o efeito?


Assimetrias após a aplicação podem acontecer, mesmo com os profissionais mais gabaritados. O que ocorre é que na mesma pessoa, a musculatura de um lado pode ser mais forte do que o outro lado e, inicialmente a quantidade de unidades injetada é igual para ambos os lados, de onde pode sobrevir a diferença. Caso isso ocorra, um retoque pode ser feito com 21 dias, na tentativa de produzir a máxima simetria e um bom resultado estético.




Quanto tempo terei que ficar de repouso?


Somente algumas horas. No dia da aplicação, pode ir trabalhar e fazer coisas normais do cotidiano, exceto atividades físicas. Também é bom evitar esfregar ou massagear o rosto, lavar ou enxugar o rosto com força, para que as aplicações não se espalhem para além do ponto onde foram injetadas.




Quais são as principais complicações?


As mais comuns são hematomas pequenos nos pontos de injeção, assimetrias e a face congelada. Hematomas saem em 1 semana e as assimetrias podem ser retocadas. Agora a face congelada só resta esperar o efeito passar.




Rugas que estão sempre presentes, mesmo quando não movimento o rosto. A toxina botulínica pode ser usada para melhorá-las?


Definimos essas rugas como estáticas, ou seja, estão presentes com ou sem a movimentação dos músculos. A toxina botulínica age sobre as rugas dinâmicas, aquelas que só aparecem quando franzimos a testa, cerramos os olhos com força ou sorrimos. Na verdade, há também uma certa melhora das rugas estáticas, mas estas apenas são satisfatoriamente tratadas com o uso do preenchimento, associado ou não com a toxina botulínica.




Quando poderei retornar às atividades físicas?


No dia seguinte já pode retomar suas atividades físicas normalmente.




Para que serve?


A toxina botulínica tipo A é uma substância usada há mais de 20 anos pelos profissionais médicos e no campo da estética e já se possui vasta experiência com sua utilização. As marcas mais conhecidas são Botox, Dysport, Prosigne e Xeomin. Ela age diminuindo temporariamente a movimentação da musculatura facial, amenizando as rugas dinâmicas (de expressão), que são as linhas que aparecem ou aumentam quando movimentamos o rosto. Seu efeito dura em torno de 3 a 5 meses, após esse período novas aplicações podem ser feitas, sem risco para o paciente. Raramente provoca reações adversas, sendo mais comuns edema leve local e pequenos hematomas. Outra indicação para a toxina botulínica é a hiper-hidrose axilar, ou seja, para pessoas que apresentam suor excessivo nas axilas. Para esses casos, a duração do efeito é bem maior, em torno de 10 a 12 meses.




Como é feito o procedimento?


O procedimento é feito no consultório. Antes da aplicação propriamente dita, colocamos um creme anestésico durante 30 minutos, para diminuir a sensação das injeções. Também se usa gelo para diminuir o incômodo e as chances de ocorrer uma pequeno hematoma na punção. A toxina botulínica é injetada em pontos específicos do rosto para que haja um enfraquecimento parcial da musculatura, fazendo com que as rugas diminuam ou desapareçam. Leva cerca de 20 a 30 minutos para concluir o procedimento. Terminada a sessão, a paciente permanece em repouso por 10 minutos e após isso, pode ir para casa.




Quais rugas podem ser melhoradas?


As principais áreas tratadas com a toxina botulínica são as rugas da testa (fronte), a glabela (região entre as sobrancelhas), os pés-de-galinha, as rugas da lateral do nariz (bunny lines) e a correção do sorriso gengival, que é o aparecimento excessivo da gengiva superior quando a pessao sorri. O tratamento da hiper-hidrose axilar é feito com aplicações diretamente nas axilas, para diminuir a atividade das glândulas sudoríparas.





Contato

Av. Eduardo McLain, 440, Salas 801/802, Juazeiro do Norte - Ceará

(88) 3571-1521 / 98828-2444

© 2020 Corporalis - Todos os direitos reservados.