Cirurgia de Pálpebras ou Blefaroplastia

Qual é o tipo de anestesia? Quanto tempo ficarei internado?


Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local. Em alguns casos, é associada a sedação. Realizamos essa cirurgia em caráter ambulatorial na maiorias das vezes, isso significa que o paciente tem alta algumas horas após o procedimento. Já em casos de pacientes mais idosos ou que possuam hipertensão arterial ou diabetes por exemplo, geralemente a alta é concedida no dia seguinte a cirurgia.




As cicatrizes são visíveis, e onde se localizam?


Sendo a pele das pálpedras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente invisíveis nos sucos da pele, nas dobras naturais da pálpebras superiores. Na pálpebra inferior a cicatriz fica 2mm abaixo dos cílios. Deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (6 meses), para que ela fique mais clara, mas em alguns casos isso pode levar até 1 a 2 anos. Pela sua localização são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve após 30 dias de cirurgia.




É muito doloroso?


Geralmente não. Mesmo que ocorra uma sensilbilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser perfeitamente abolidos com o uso de analgésicos comuns. Seu médico lhe prescreverá aquele mais indicado.




Como são os curativos?


Não há nenhum curativo. Apenas pomadas tópicas e colírio. Nas primeiras 24 a 48 horas após a cirurgia, é fundamental que sejam feitas compressas frias sobre os olhos, para conter o edema. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀




Com quanto tempo posso tomar sol?


Tomar Sol mesmo somente após 90 dias. Até lá, recomendamos que use sempre protetor solar e óculos escuros sempre que for sair de casa.




Quanto tempo terei que ficar de repouso?


Pelo menos 7 dias. Após esse período é possível retomar o trabalho desde que não exija atividades externas, exposta ao Sol e calor.




Quais são as principais complicações?


A principal complicação é o hematoma. Para evitá-lo, enfatizamos a necessidade do repouso adequado e uso de compressas frias nos pós-operatório.




Após a cirurgia, os “pés-de-galinha” desaparecerão?


Vale observar que mesmo que a blefaroplastia seja bem operada, os pés-de-galinha nunca desaparecerão. Eles são decorrrentes da ação do músculo orbicular e da perda da elasticidade da pele remanescente. A cirurgia palpebral não corrige distorções causadas por rugas dinâmicas. Neste caso o uso da toxina botulínica está indicado.




Quem tem pressão alta ou diabetes pode fazer essa cirurgia?


Sim, pode. Desde que estejam controladas. A cirurgia nesses casos é feita no hospital com alta no dia seguinte. Não é necessário suspender as medicações da hipertensão arterial. Já a do Diabetes é preciso suspender 1 ou 2 dias antes, a depender do medicamento, mas isto deve ser avaliado pelo médico.




Olhos ficam muito inchados após a cirurgia?


Cada pessoa responde de uma maneira a um procedimento cirúrgico. O inchaço (edema) é comum na 1ª semana a blefaroplastia. Também é comum o extravasamento de gotas de sangue pela cicatriz nas primeiras 48h. Manchas roxas são muito comuns. Em 30 dias, as pálpebras superiores estarão quase sem manchas, já as inferiores precisam de mais tempo para se recuperarem, em torno de 60 dias.




Como vou saber o momento certo de fazer a blefaroplastia?


A queixa inicial das pacientes mais jovens é que a pele da pálpebra está borrando a maquiagem. É o primeiro indício de que a pele já está com algum excesso, mas geralmente não se opera nessa fase, ainda se pode aguardar alguns anos. Quando começa a atrapalhar a abertura dos olhos, ficando com olhar triste ou até mesmo dificultando a visão, aí temos uma indicação total de cirurgia.




Quanto tempo dura o resultado obtido?


É bastante variável, mas no mínimo 5 a 7 anos. Alguns fatores interferem bastante na duração como exposição solar intensa e frequente e perda de peso. Devemos lembrar que o processo de envelhecimento não para, portanto uma cirurgia em pessoas de 40 a 50 anos tendem a durar mais do que em pessoas após os 60 anos.




Quando poderei retornar às atividades físicas?


Com 20 dias, podem ser feitas atividades leves como caminhadas, sempre usando protetor solar, óculos escuros e um chapéu ou boné. Após 30 dias, já estão liberadas todas as atividades.




Nessa cirurgia tem pontos? Precisam ser retirados?


Quando se retira pele e/ou bolsas das pálpebras superiores é feito uma sutura com pontos que é retirada entre 7 a 10 dias após a cirurgia, o mesmo vale quando se retira excesso de pele da pálpebra inferior. Quando o procedimento envolve somente a retirada do excesso de gordura (e não de pele) da pálpebra inferior, usamos o acesso transconjuntival ("por dentro da pálpebra"), nesse caso não há pontos.





Contato

Av. Eduardo McLain, 440, Salas 801/802, Juazeiro do Norte - Ceará

(88) 3571-1521 / 98828-2444

© 2020 Corporalis - Todos os direitos reservados.