Cirurgia de Face ou Ritidoplastia

Cirurgia-Plástica-na-terceira-idade.jpg

Qual é o tipo de anestesia? Quanto tempo ficarei internada?


A anestesia utilizada na maior parte dos casos é a geral. O tempo de internação varia de 24 a 48 horas.




As cicatrizes são visíveis? E onde se localizam?


As cicatrizes ficam posicionadas dentro do couro cabeludo, atrás da orelha e a frente dela e geralmente são de boa qualidade, ficando inaparentes ao longo do tempo. Dependendo da quantidade de flacidez, a cicatriz pode ser maior ou menor, como ilustrado nas imagens abaixo. A imagem abaixo ilustra o posicionamento das cicatrizes. incisões ritidoplastia




O pós-operatório é doloroso?


Não. Se houver dor, é de leve intensidade. O que chama a atenção é o grande edema na 1ª semana, mas a dor é leve.




Como são os curativos?


Na 1ª semana a paciente usa uma pomada antobiótica sobre as incisões, protegendo com gazes e uma malha modeladora por cima para comprimir a pele do rosto e do queixo. Só é preciso trocar o curativo uma vez no dia. A malha deve ser usada durante 30 dias pelo menos para ajudar na retração da pele e saída mais rápida do edema. malha ritidoplastia




Com quanto tempo posso tomar sol?


Tomar Sol mesmo somente após 90 dias. Até lá, recomendamos que use sempre protetor solar e óculos escuros sempre que for sair de casa. É recomendável que use também chapéu, boné ou lenços sobre a cabeça.




Quanto tempo terei que ficar de repouso?


O ideal é que fique em casa por 2 semanas, saindo somente para os retornos no consultório. Dentro de casa, deve se manter ativa, caminhando sempre. Após 2 semanas, pode sair para passeios rápidos na rua, sempre evitando sol e calor.




Quais são as principais complicações?


A intercorrência imediata mais comum é o hematoma, ocorre em torno de 5% dos pacientes operados, principalmente em homens e em pessoas portadoras de hipertensão arterial. Se acontecer, pode haver a necessidade de drenagem no centro cirúrgico e o resultado final não será afetado por esse motivo. A complicação mais temida é a necrose da pele, mais comum em pacientes fumantes. É tratada na maioria dos casos com curativos locais e revisões cirúrgicas posteriores podem ser necessárias. Pacientes fumantes devem parar de fumar no mínimo 3 meses antes da cirurgia e pelo menos 2 meses após a cirurgia. Em alguns casos, dependendo do tempo de tabagismo e da associação com outras doenças como Diabetes, Hipertensão arterial, não recomendamos a realização desse procedimento pelo risco aumentando de complicações.




Quem tem pressão alta ou diabetes pode fazer essa cirurgia?


Sim, pode. Desde que estejam controladas. A cirurgia nesses casos é feita no hospital com alta no dia seguinte. Não é necessário suspender as medicações da hipertensão arterial. Já a do Diabetes é preciso suspender 1 ou 2 dias antes, a depender do medicamento, mas isto deve ser avaliado pelo médico.




Fica muito inchado após a cirurgia?


O edema intenso é comum, assim como as equimoses (manchas roxas na pele), que vão gradualmente desaparecendo. Com 30 dias, o aspecto é quase normal, podendo ser notado um edema residual, principalmente na frente das orelhas. O resultado final é visto em torno de 6 meses.




Quanto tempo dura o resultado obtido?


O processo de envelhecimento está em constante evolução. Após a cirurgia, conseguimos um rejuvenescimento facial, mas com o passar dos anos as características faciais de senilidade vão retornando. Geralmente, os pacientes procuram uma nova operação cerca de 10 anos após a 1ª cirurgia. Mas isso é relativo, já que pessoas que possuem hábitos de vida mais saudáveis com boa alimentação, cuidados com a pele, que não fumam, mantém o resultado por mais tempo..




Quando poderei retornar às atividades físicas?


Com 20 dias, podem ser feitas atividades leves como caminhadas, sempre usando protetor solar, óculos escuros e um chapéu ou boné. Após 30 dias, já estão liberadas todas as atividades.




Nessa cirurgia tem pontos? Precisam ser retirados?


Sim, tem pontos. São retirados em etapas, iniciando com 7 dias e terminando em 20 dias.




Quais aspectos são melhorados com a cirurgia?


Este procedimento visa suavizar sulcos e rugas, remover o excesso de pele, definir melhor o contorno da mandíbula, restaurar o ângulo entre o queixo e o pescoço. Esses são os principais objetivos, mas sempre com a preocupação de manter os contornos naturais dos olhos, boca, orelhas, particulares de cada um, recuperando o ar mais jovial, mas sem os estigmas da cirurgia.




Posso tomar banho quente?


O ideal é tomar banho com água morna ou fria. Água muito quente pode aumentar o sangramento, causando hematomas. Os cabelos podem ser lavados normalmente com shampoo que está acostumada a usar.