Otoplastia

Qual é o tipo de anestesia? É preciso ficar internada(o)?


Esa cirurgia pode ser feita em regime ambulatorial, ou seja, o paciente pode ter alta no mesmo dia da cirurgia, mas se for criança por exemplo, preferimos manter internado por 24 horas pois o controle de analgesia é melhor e mais seguro. A técnica anestésica de escolha é a anestesia local com ou sem sedação na maiorida das vezes. Utilizamos anestesia geral em crianças menores. O tempo de internação é de 24 horas.




As cicatrizes são visíveis? E onde se localizam?


A cicatriz fica localizada atrás da orelha, na junção da orelha com a cabeça. Geralmente é uma cicatriz de ótima qualidade e fica bem imperceptível depois de alguns meses.




O pós-operatório é doloroso?


Nas primeiras 24 a 48 horas, a maioria das pacientes descreve um dolorimento tipo latejamento, costumamos prescrever analgésicos potentes pois incomoda bastante. Depois de 48 horas, já é bem tolerável com uso de analgésicos comuns, após 3 a 4 dias a dor é muito leve ou até mesmo inexistente.




Como são os curativos?


Os curativos são trocados uma vez por dia. No dia seguinte à cirurgia, a paciente deve ir ao consultório para explicarmos nos mínimos detalhes como se faz a limpeza da incisão, aplicação da pomada antibiótica e o curativo com as gazes, colocando a faixa compressiva por cima. Na 1ª semana se usa pomada antibiótica, já na 2ª semana só limpa e cobre com gazes e a faixa, sem pomada. A faixa compressiva deverá ser usada continuamente por 30 dias, só tirando para tomar banho e depois mais 30 dias usando só para dormir.




Com quanto tempo posso tomar sol?


Tomar Sol mesmo somente após 90 dias se não tiver mais manchas na pele. Mesmo após os 90 dias, usar protetor solar quando for tomar sol, repassando de hora em hora e um chapéu ou boné.




Quanto tempo terei que ficar de repouso?


O ideal é que fique em casa por 7 a 10 dias, saindo somente para os retornos no consultório. Dentro de casa, deve se manter ativa, caminhando sempre. Após 10 dias, pode sair de casa e dependendo de sua atividade pode até voltar a trabalhar, se sua atividade não dor em área externa exposta ao Sol e calor, nem pegando peso.




Quais são as principais complicações?


A compliação mais comuns é o hematoma. O hematoma, se for muito grande, pode exigir drenagem na sala de cirurgia, mas essa situação é muito rara. Geralmente são pequenos ou moderados, sendo absorvidos gradualmente ou drenados com uma punção simples com agulha. Cicatrizes hipertróficas e quelóides são situações indesejadas, elas podem aparecer e dependem muito da cicatrização do próprio paciente. A infecção do ferida operatória é uma complicação temida, pois a cartilagem não responde rápido à administração de antibióticos, por isso fazemos questão que o 1º curativo feito no dia seguinte da cirurgia seja realizado pelo médico, na presença de um acompanhante do paciente para que a limpeza seja feita rigorosamente de acordo com nossas recomendações. Seguindo as orientações corretamente, é uma complicação rara.




Fica muito inchado após a cirurgia?


O edema geralemente é moderado, com 30 dias, as orelhas estão praticamente normais.




Quanto verei o resultado final e dura quanto tempo?


Após 4 meses. Ao longo dos 4 meses após a cirurgia o edema vai saindo gradualmente e a pele vai retraindo. No início, as orelhas ficam bem coladas na cabeça, tanto que às vezes fica difícil usar óculos. Após o 1º mês as orelhas abrem um pouco, o suficiente para ficarem em uma posição natural. Se não houver nenhum trauma nas orelhas, o resultado é para sempre. É claro que ao longo do tempo sofremos os efeitos do envelhecimento e modificações naturais acontecem ao longo do tempo.




Quando poderei retornar às atividades físicas?


Com 20 dias, já pode fazer exercícios como caminhada, bicicleta e musculação, mas pegando leve e aumentando a intensidade aos poucos. Esportes com contato físico estão proibidos por 3 meses, pois um trauma na orelha pode colocar o resultado a perder.




Nessa cirurgia tem pontos? Precisam ser retirados?


Sim, tem alguns poucos pontos atrás das orelhas. São retirados em torno de 14 dias após a cirurgia.




Posso tomar banho quente?


O ideal é tomar banho com água morna ou fria. Água muito quente pode aumentar o sangramento, causando hematomas e edema.




Poderei usar óculos normalmente?


Se tiver lentes de contato, é preferível, evitando o uso excessivo das lentes é claro. O uso de óculos fica um pouco difícil pois não pode colocar as pernas do óculos atrás das orelhas. O que pode ser feito é posicionar as pernas por cima da faixa e usar uma liga elástica de óculos para segurá-lo na posição.




Poderei dormir de lado?


Não. A posição de dormir é sempre de barriga para cima. De lado ou de barriga para baixo, vai promover atrito das orelhas com o travesseiro ou colchão, mesmo usando a faixa compressiva, podendo prejudicar o resultado.




O que é a lobuloplastia?


É uma gama de técnicas cirúrgicas usadas para corrigir deformidades do lóbulo da orelha. O mais comum é a correção do furo do brinco alargado pelo uso de brincos pesados ao longo do tempo, que chamamos de lobo fissurado. Também é bastante comum a redução do tamanho do lobo, principalemnte em pacientes idosos. Por último, não tão comum, é a correção do lobo de argola em pacientes que usaram brincos alargadores. São cirurgias relativamente simples e que trazem alto grau de satisafação para o paciente.





Contato

Av. Eduardo McLain, 440, Salas 801/802, Juazeiro do Norte - Ceará

(88) 3571-1521 / 98828-2444

© 2020 Corporalis - Todos os direitos reservados.