Ninfoplastia

Qual é o tipo de anestesia? Quanto tempo ficarei internada?


A técnica anestésica pode variar, geralmente fazemos anestesia local com sedação, mas em pacientes mais ansiosos também poder ser feita raquianestesia com sedação. Na maioria dos casos, a paciente tem alta no mesmo dia, mas em raras situações pode permanecer internada por 24 horas.




Como são as cicatrizes?


Como a maior parte dos pequenos lábios tem revestimento mucoso, a cicatriz tende a ficar praticamente invisível ao longo do tempo. Esses diversas técnicas descritas que são escolhidas de acordo com o formato dos pequenos lábios e a quantidade a ser retirada. Abaixo, um esquema com um caso comum.




O pós-operatório é doloroso?


De modo geral não. Dor leve nos primeiros dias é o mais comum que é controlada com analgésicos normais. Alguma pacientes sequer tomam medicação.




Como são os curativos?


Não tem curativo. No máximo se usa um absorvente nos primeiros dias, pois sempre escorre uma quantidade mínima de sangue. É importante que tome banho e lave bem a região com água e sabonete. Além disso, recomendamos banhos de assento com água morna nos primeiros dias, que ajuda na cicatrização e na saída do edema.




Quanto tempo terei que ficar de repouso?


O ideal é que fique em casa por 1 semana, saindo somente para o retorno no consultório. Dentro de casa, deve se manter ativa, caminhando sempre. Após 2 semanas, pode sair de casa para passeios rápidos e se seu trabalho não exigir esforço físico ou andar muito, pode voltar ao trabalho. Pode dirigir carro com 15 dias, mas pilotar moto, somente após 30 dias




Quais são as principais complicações?


A principal complicação é deiscência de sutura, isto é a incisão abrir. Pode acontecer por diversos motivos, como esforço físico ou movimento inadequado das pernas. É de fácil solução, refazemos a sutura, mas o prolonga a recuperação pós-operatória.




Fica muito inchado após a cirurgia?


O edema geralemente é moderado a intenso, é mais intenso quando se associa algum tipo de lipoaspiração ou lipoenxertia. Entretanto o edema regride rápido e em 7 a 10 dias já desinchou quase tudo.




Quando poderei retornar às atividades físicas?


Com 30 dias, já pode fazer exercícios como caminhada e musculação, mas sem exageros , pegando muito peso com as pernas e bumbum. É comum sentir fisgadas ou dores pontuais na região após início dos exercícios e as atividades habituais do cotidiano. Com o tempo, elas vão se tornando menos frequentes até sumirem.




Nessa cirurgia tem pontos? Precisam ser retirados?


Sim, tem alguns. Mas eles são reabsorvíveis, ou seja, caem sozinhos com algumas semanas, não é preciso retirar.




Poderei andar e sentar normalmente?


Pode andar normalmente, mas não pode andar rápido nem correr. Não pode andar de moto por 30 dias. Pode sentar normal.




Quando poderei ter relações sexuais?


O período ideal são 30 dias, pois o atrito pode fazer com que incisão abra. Após o período de 30 dias, a paciente pode ter um certo incômodo durante a relação sexual que pode durar meses. Comforme a cicatriz vá amadurecendo, esse desconforto vai sumindo.




O que é ninfoplastia?


A ninfoplastia possui diversos sinônimos, cirurgia da intimidade e labioplastia são os mais comuns. É um conjunto de técnicas que visam melhorar o aspecto estético e funcional da região vulvar da mulher. A queixa mais frequente é o excesso de pele dos pequenos lábios. Além do aspecto estético que não agrada a paciente, eles tendem a incomodar durante relações sexuais, ao se sentar para andar de bicicleta ou fazer musculação. A retirada do excesso dos pequenos lábios é o procedimento mais comum. Mas além disso também pode ser feito a lipoaspiração do monte de vênus, para diminuir o coxim gorduroso e a lipoenxertia (injeção de gordura) dos grandes lábios quando eles são pequenos, fazendo com que os pequenos lábios fiquem ainda mais expostos.





Contato

Av. Eduardo McLain, 440, Salas 801/802, Juazeiro do Norte - Ceará

(88) 3571-1521 / 98828-2444

© 2020 Corporalis - Todos os direitos reservados.