Lipoaspiração

Qual é o tipo de anestesia? Quanto tempo ficarei internada?
Na maioria das vezes é feita a anestesia peridural com sedação, mas dependendo do caso, da avaliação do anestesista e se houver outra cirurgia associada pode-se optar pela anestesia geral também.
As cicatrizes são visíveis? E onde se localizam?
As cicatrizes tem no máximo 1cm e são feitas em locais estratégicos, para ficarem escondidas pela calcinha, biquini e sutiã.
O pós-operatório é doloroso?
A dor no pós-operatório é bastante relativa. A grande maioria sente um desconforto maior nos dois primeiros dias, melhorando bastante depois. Mas há aqueles que sentem mais dor e outros que já nos primeiros dias não sentem quase nada.
Como são os curativos?
Os curativos são trocados uma vez por dia. Na 1ª semana se usa uma pomada antibiótica, cobrindo com gazes. Após o 1º retorno, a pomada e as gazes são substituídos por uma fita microporada que é colada diretamente na cicatriz e é trocada somente uma vez por semana.
Com quanto tempo posso tomar sol?
Tomar Sol mesmo somente após 90 dias se não tiver mais manchas na pele. Mesmo após os 90 dias, usar protetor solar quando for tomar sol, repassando de hora em hora.
Quanto tempo terei que ficar de repouso?
O ideal é que fique em casa por 2 semanas, saindo somente para os retornos no consultório. Dentro de casa, deve se manter ativa, caminhando sempre.
Quais são as principais complicações?
As compliação mais comuns são o hematoma e o seromas recorrente.
Fica muito inchado após a cirurgia?
O edema intenso é comum, principalmente quando há muita lipoaspiração. Durante a 1ª semana abdome incha bastante ao ponto da paciente não conseguir usar a cinta modeladora às vezes, pois fica muito apertado. No 7º dia de pós-operatório, o peso pode ser maior que antes da cirurgia.
Quanto tempo dura o resultado obtido?
O processo de envelhecimento está em constante evolução, mas se a paciente se cuidar com exercícios físicos e principalemente não variar muito o peso, evitando o efeito sanfona, a cirurgia pode durar 20-25 anos.
Quando poderei retornar às atividades físicas?
Com 20 dias, podem ser feitas atividades leves como caminhadas. Após 30 dias, já pode fazer exercícios mais intensos, musculação, mas sempre de forma comedida e gradual, conforme seu corpo for reagindo bem.
Nessa cirurgia tem pontos? Precisam ser retirados?
Sim, tem alguns poucos pontos. São retirados entre 7 a 14 dias.
Vou ficar com a cintura fina?
A cintura depende bastante da estrutura óssea de cada paciente. Se quando mais jovem havia uma cintura bem definida, a tendência é que com a cirurgia a cintura melhore muito, ficando bem próximo do que era. Em pessoas que possuem formato do tronco mais quadrado, se consegue definir um pouco a cintura, mas dificilmente ficará muito fina.
Posso tomar banho quente?
O ideal é tomar banho com água morna ou fria. Água muito quente pode aumentar o sangramento, causando hematomas e edema.
Se eu tiver filhos vou perder o resultado da lipoaspiração?
Essa resposta vai depender de uma gama de fatores. Mulheres que tem filhos mais jovens tendem a ter melhor recuperação da pele do abdome, além disso vai depender do número de gestações, do quanto ganhou de peso na gestação, da alimentação (rica em proteína ajuda o resultado), do fator genético, enfim é muito difícil prever .
Quais áreas do corpo podem ser lipoaspiradas?
Além da região abdominal e dorso, pode ser feita lipoaspiração nos braços, coxas e submento (papada). Esses são os locais mais comuns e cada um tem suas particularidades em ralação ao que pode ser feito, quantidade de gordura que pode ser retirada e resultados esperados.
Qual é a importância da drenagem linfática?
A partir do 2º dia de pós-operatório já pode iniciar a drenagem linfática para acelerar a saída do edema e dar mais conforto ao paciente, além disso o uso contínuo da cinta modeladora por 2 meses é fundamental para o resultado da cirurgia.
Estou muito acima do peso. Posso operar mesmo assim?
O que é lipoescultura?