top of page

Quanto tempo leva para o nariz desinchar?



Uma das maiores preocupações de quem vai se submeter a uma rinoplastia refere-se ao tempo de recuperação após a cirurgia. Por ser um procedimento muito invasivo, em que o cirurgião plástico, por vezes, precisa fraturar o osso nasal e alterar toda a estrutura do nariz, edemas ou inchaços fazem parte da recuperação e do processo de cicatrização, e isso pode levar um certo tempo para melhorar.


Após uma semana da cirurgia plástica, o resultado na rinoplastia passa a ser mais visível, sendo que há casos em que o tempo estimado para que o nariz desinche por completo pode chegar a quase um ano. Nos casos onde a principal mudança é no dorso, aqueles narizes com giba (ou papagaio), a mudança é muito grande logo nos primeiros dias, mesmo o nariz estando muito inchado, o formato é totalmente diferente. Nos casos onde o dorso é bonito mas a ponta nasal não, ou seja a mudança será apenas na ponta, o resultado demora muito mais para aparecer.


A ponta nasal é o que mais demora para desinchar, pois a maior parte do tempo passamos em pé ou sentados, e pela ação da gravidade o edema vai todo pra ponta. Não à toa alguns profissionais que postam fotos de antes e depois só colocam aqueles casos onde houve grande mudança no dorso, que são situações mais impactantes, nenhum deles coloca fotos de antes e depois só da ponta, pois as mudanças são mais sutis e demoram muito mais tempo para se completarem.


Nas consultas pré-operatórias sempre procuro deixar bem claro para os pacientes que irão mexer apenas na ponta nasal, que o resultado demora muito para aparecer e que é preciso que controlem a ansiedade no pós-operatório, pois a mudança não é repentina, ela demora a se revelar.


Vale ressaltar que, o tempo de cicatrização dependerá de cada organismo, sendo que uns se recuperam de forma mais rápida outros, mais lenta. Depende também da espessura da pele, há pessoas com a pele do nariz mais grossa e outras mais fina. A pele mais fina irá evidenciar os resultados mais rápido.


Logo, estimar um tempo exato para que o edema saia por completo é muito mais complexo do que se imagina. Pesquisa publicada na revista Plastic and Reconstructive Surgery (PRS), em 2016, e feita por médicos e pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados, analisou por meio de imagens 3D e mensuração volumétrica, o tempo para que o inchaço após a cirurgia plástica no nariz desapareça.


Nesse estudo, feito com 40 pacientes que foram submetidos a rinoplastia aberta — método em que a pele é puxada e o cirurgião tem visão integral dos ossos —, foi constado que, cerca de dois terços do edema, se resolve no primeiro mês. Outros 95% do inchaço desaparecem após seis meses da cirurgia e 97,5% após um ano.  Os dados foram publicados no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), regional de São Paulo.

194 visualizações0 comentário
bottom of page